terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

As Pessoas Adoram Ajudar! Basta Pedir!

Gostaria de agradecer ao Fabio pelo convite e apresentar-me neste espaço.

Sou um ser curioso, determinado e generoso. Tudo isto aliado a uma energia enorme para fazer as coisas acontecerem.
Cresci rapidamente no ambiente corporativo por estas qualidades e decidi largar tudo pois sempre faltava algo : o meu negocio.
Hesitei em escrever por aqui , gosto mais de estruturar pensamento e fazer acontecer. Mas gostei da idéia de disseminar vivência a fim de ajudar. Gosto de ajudar, em tudo.
E foi pensando nisto que decidi escrever sobre a importância da ajuda no inicio do negocio.
São tantos caminhos e possibilidades logo no inicio da sua empresa que a chance de você dispersar-se é grande. E não ter um sócio , como é o meu caso, o caminho é mais árduo. Decidi amenizá-lo com pessoas.
A primeira coisa que fiz foi agregar amigos. Pensei em cada um deles com suas habilidades para ajudar-me a enxergar melhor, ampliar meu campo de visão.

Escolhi bem.

Um é mais estrategista, outro com foco em distribuição, outro já é empresário equilibrista, outro mais ponderado e agregador, alias fundamental para quantidade de adversidades que você encontrará no caminho.
Todos, sem exceção, adoram ajudar. Não fiquem hesitantes, as pessoas adoram sentir-se úteis principalmente quando sabem que não perderam seu tempo.
Acho que este é um dos motivos que tenho sempre gente ajudando… eles sabem que eu uso bem a informação.
Esta gama de amigos virou um mini conselho da empresa e eles são a base para tudo.
Também não hesitei em utilizar as redes sociais. Quando preciso de uma informação, faço um post. Um exemplo foi quando fui a China. Coloquei no linkedin se alguém tinha algum contato em Xangai no segmento têxtil.
Consegui um contato de um amigo do amigo que lecionava numa escola de moda que no final acabou apresentando-me a vice consulesa do Brasil na China.
Sim, uma simples mensagem no linkedin abriu-me mais portas do que imaginava.
As pessoas adoram ajudar, basta pedir.
Também não hesitei em enviar um email aos meus amigos executivos que trabalharam comigo em cerveja e cigarro para ver se tinham algum contato na industria de ração animal. Consegui…é sempre assim o amigo do amigo.
Num mundo caótico e com pouco  tempo para tudo, vocês se surpreenderão da disponibilidade que a maioria das pessoas tem para ajudar.
O que começa difícil , fica mais fácil se agregar pessoas…basta pedir, com carinho e…muita determinação!

Elas farão toda diferença!

Esse artigo foi escrito por Betina Moreira no Portal Inteligemcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário