Depois que postamos o Case da Reclamação da Brastemp, surgiram discussões interessantes nas redes sociais.
Outro caso recente, indicado pela Anna Luiza no Orkut é o do Meu Carro Falha. Veja um dos vídeos que ela mandou.
Ela inclusive fez um site www.meucarrofalha.com.br para reforçar suas ações de divulgação. Ela é advogada e colocou também um site onde é possível acompanhar todo o processo.
Uma pergunta enviada pela Anna Luiza é se essas ações tem dado certo. Nós fomos atrás e encontramos alguns casos:
- O primeiro caso é internacional, a companhia de aviação United é acusada de quebrar a guitarra de um cantor famoso, pelo descuidado com as bagagens, ele fez músicas contando o caso, veja o relato no Blog Marketing Now
Se teve resultados? O vídeo teve mais de 10.000.000 de exibições!!!
- No segundo que vamos comentar, são vários cases. É um site muito conhecido chamado Reclame Aqui. Nele as pessoas postam suas insatisfações. Tanta gente acessa e procura informações nesse site que as empresas se sentem "obrigadas" a responder. Veja quantos casos de sucesso o site tem: http://www.reclameaqui.com.br/contato/sucesso/
Escrito por Equipe Rede do Bem Estar
Oi!
ResponderExcluirEntão, ela mencionou o processo no twitter (http://twitter.com/meucarrofalha) e tb adicionou os links de sites que falaram sobre o assunto em seu site, aqui em
http://www.meucarrofalha.com.br/arquivos_internos/index.php?abrir=informativos&acao=conteudo&id=504
Os links (não são poucos!) citam a respeito do processo (era sobre isso que eu questionava anteriormente.) que a Renault moveu contra Daniely, alegando que ela estaria "abusando da liberdade de expressão" e conseguiram liminar que exigia que ela retirasse o site e as redes sociais do ar, sob pena de multa.
Quer dizer, eles arranjaram um meio de virar a situação em cima da reclamante! Isso é papel de empresa? Todos que reclamam correm esse risco, e é um risco enorme, já que se trata de um luta à là David x Golias.
Cases como esse da United x Guitarra nos trazem um pouco de esperança. Mas bem pouco...
Me coloco do lado das empresas e também dos consumidores, pois trabalho dos dois lados. Não sei exatamente o que aconteceu nesse caso da Renault, mas uma empresa deve processar uma pessoa que fere sua imagem indevidamente.
ResponderExcluirNo site Reclame Aqui, tem inúmeros casos de sucesso, eu mesmo já tive experiências positivas no site, a primeira coisa que penso ao reclamar é recorrer às mídias sociais e ao Reclame Aqui.
Gostaria de saber porque esse caso da Renault de processar a Daniele te incomodou tanto, você ficou sabendo de outros casos?
Se for uma exceção, como penso que seja, não temos que nos preocupar com isso se fizermos nossos protestos sem agredir a imagem da empresa indevidamente.
Mesmo nesse caso em que houve o processo, temos que pensar no objetivo de um mob de forma coletiva também: ou seja, ela não conseguiu o que queria ainda da Renault, mas é um case de sucesso na medida em que milhares de pessoas a apóiam e não vão comprar mais da Renault devido a isso.
Um mob é bem sucedido quando existe essa mobilização de todos contra a marca, mais do que divulgarem um vídeo, comecem a agir também em direção a exigir serviços melhores.
Se cada um fizer sua parte, teremos empresas prestando serviços melhores de uma forma geral, isso é um benefício DE TODOS PARA TODOS!
Obrigado novamente pela contribuição, é um debate que consideramos produtivo.
Final feliz do caso Meu carro falha http://rededobemestar.blogspot.com/2011/03/renault-entra-em-acordo-caso-meu-carro.html
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