Na semana passada postei a questão envolvendo uma consumidora e a Renault. Esta semana, cliente e empresa chegaram a um acordo, que reproduzo abaixo nas palavras da Daniely:
“Prezados seguidores, informo que negociamos, compomos e concretizamos um acordo no qual a Renault comprometeu-se em ressarcir os valores pagos pelo veículo bem como meus danos, tendo sido extintas todas as ações judiciais, de parte a parte, tanto no que toca ao meu pedido de indenização a Renault, quanto à ação que esta moveu contra mim por danos morais.
Em agradecimento ao apoio de vocês de todo o Brasil, que resultou em mais de 700.000 mil acessos ao site www.meucarrofalha.com.br, incluí no acordo, um automóvel Clio 0km, para doação a uma entidade assistencial de alcance nacional. O referido veículo será doado nos próximos dias à AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
Gostaria que cada um de vocês recebesse o meu mais sincero agradecimento, pelo apoio e as manifestações recebidas no twitter, facebook, orkut, e-mails e pela imprensa. Espero ter contribuído com um bom exemplo, de defesa do meu direito de consumidora e de persistência. Um forte abraço,"
Daniely de Andrade Argenton
Recebi também da Renault o seguinte e-mail:
“A Renault do Brasil vem formalizar um pedido de desculpas ao publico em geral, principalmente àqueles que manifestaram sua opinião ou questionaram a Renault do Brasil através de seus canais oficiais na internet, pela demora em comunicar sua posição. Embora estivéssemos cientes do caso da Sra. Daniely de Andrade Argenton e de sua repercussão, a apuração interna dos fatos foi minuciosa, o que não permitiu um posicionamento mais ágil por parte de nossa empresa. Identificamos que, embora tivéssemos o direito, a solicitação de retirada do site e dos perfis sociais, amparada apenas nas leis, não contemplou o significado amplo desta atitude, assim como não respeitou os valores de nossa marca. Renault informa, ainda, que estava em constante contato com a cliente e seus representantes buscando uma solução do caso, que foi finalizado de forma conciliatória hoje, 22/03/2011.
"Mude a Direção" é mais do que um posicionamento de marca, é nossa linha mestra de atuação. E experiências como estas nos permitem perceber oportunidades de melhoria e efetivamente fazer mudanças relevantes para nossos clientes, colaboradores e parceiros.”
Renault do Brasil
Achei o acordo relevante e gostei da atitude da empresa em seu comunicado. Um pedido de desculpas é uma atitude forte e corajosa. Em particular achei importante a empresa reconhecer que “embora tivesse o direito de retirar o site e os perfis do ar, a decisão não contemplou o significado amplo da atitude”. Errar faz parte do jogo, principalmente considerando nosso fórum de discussão. Como profissionais de marketing somos responsáveis por marcas, mas sabemos que muitas vezes não depende de nós. Embora pretendamos uma atitude de marca, por diversos motivos, não conseguimos fazer acontecer em suas diversas expressões: serviços prestados pelas equipes de campo, condução de divergências por responsáveis por litígios, prestadores de serviços e neste caso, autorizadas. A Renault mostrou uma humildade exemplar: errou, assumiu, corrigiu e voltou atrás.
Texto extraído de http://www.mundodomarketing.com.br/70,blogs,beth-furtado-consumo-e-inovacao
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