quinta-feira, 3 de março de 2011

6 Dicas para Criar uma Empresa de Sucesso

São Paulo – Uma em cada quatro empresas brasileiras quebra antes de completar um ano, segundo levantamento do Sebrae. Driblar esta estatística é o desafio de todo empreendedor que decide abrir um negócio no país. Ana Fernandes está entre os 75% que conseguiram.

A empresária já era dona de uma lanchonete quando decidiu investir em um novo mercado: o de sorvetes. “Meus sócios não queriam entrar no negócio, mas eu estava totalmente envolvida”, conta. Ela se juntou a Rosana Lamothe, que trabalhava no mercado financeiro, e as duas criaram a Sorvete Brasil. “Juntamos experiências e isso ajudou a empresa”, diz Ana.

Com uma produção de 10 mil litros de sorvete por mês, elas faturaram, em 2010, 1,2 milhão de reais e empregam mais de 40 funcionários. “O segredo do nosso sucesso é atender o cliente de forma personalizada”, revela a empreendedora. A marca começa uma nova etapa agora com a expansão através de franquias.

Assim como no caso da Sorvete Brasil, a combinação de fatores como encontrar o sócio certo, diferenciar-se da concorrência e encontrar uma boa oportunidade de mercado é determinante para a sobrevivência de um negócio. Embora não exista fórmula secreta, algumas características são comuns aos empresários bem-sucedidos. Saiba quais são elas.

Organize-se 
Todos os consultores e especialistas batem nesta tecla. “Planejar é fundamental”, insiste Reinaldo Messias, consultor do Sebrae/SP. Os empresários de sucesso estão quase sempre apoiados em planos e mais planos para que as coisas deem certo. “Tenha um plano de negócios para ser revisto com frequência. Você projeta o futuro e aprende com o passado”, diz o Batista Gigliotti, presidente da consultoria em desenvolvimento de negócios Fran Systems.

Ter as ideias organizadas faz parte desse movimento. O empreendedor precisa conhecer desde o quanto de dinheiro vai precisar para tocar o negócio até planejar estoque e o relacionamento com os clientes. Estratégia de mercado bem definida e recursos para interagir com seus parceiros podem garantir um bom começo.

Escolha bem os sócios
A empresária Ana Fernandes, da Sorvete Brasil, acredita que a escolha da sócia foi fundamental para a empresa crescer. A troca de ideias, opiniões e sugestões enriquece o dia a dia da companhia e ainda pode render bons negócios. “Muita gente tem restrições em ter sócios. Eu sempre digo que a melhor coisa a fazer é escolher alguém que tenha os mesmos valores e objetivos que você. Um precisa complementar o outro”, opina Gigliotti.

Faça mais com menos
Muita gente culpa a falta de dinheiro pelo fim de um negócio. O verdadeiro culpado é quem não sabe aproveitar os recursos que tem para produzir o máximo que pode. “Tenha uma produtividade adequada para fazer mais com o recurso que tiver”, ensina Messias. Os empreendedores de sucesso costumam começar uma empresa com pouco ou quase nenhum dinheiro.


Isso inclui saber a hora certa de aproveitar os lucros. “Usar o lucro para aumentar o patrimônio pessoal tira o oxigênio da empresa”, alerta o consultor do Sebrae/SP. A dica é reinvestir, sempre que possível, dentro do próprio empreendimento.

Assuma riscos
Nenhum negócio está imune a passar por turbulências. Na essência, o empreendedor é quem arrisca. “No início, a aversão ao risco acontece porque o empresário não tem dados concretos e tenta diminuir a possibilidade de surpresas”, diz Gigliotti.

Normalmente, as pessoas se acomodam quando a empresa passa o momento de sufoco e deixam de arriscar, o que inibe o crescimento. “Não deixe de empreender mesmo quando estiver ganhando. O risco também ajuda”, explica o consultor da Fran Systems.

Reconheça sua equipe
“O bom empreendedor não é o que manda, mas o que forma uma equipe”, define Messias. Estar disponível para ouvir parceiros, colaboradores e fornecedores é fundamental para melhorar a operação. Isso exige uma postura mais participativa. Estimular a equipe a participar também faz parte desta atitude. Eles devem estar focados em resultados, objetivos e metas possíveis de serem realizadas. “A equipe deve ter valor e não um preço”, diz Messias.

Tenha foco
Muitas vezes o negócio começa errado porque a pessoa abraça uma ideia da qual não gosta ou que o mercado não está pronto para receber. Para não ter que abandonar o barco, os especialistas sugerem ter um objetivo claro desde o início. “Tenha um propósito e descubra o que o seu negócio representa para você, o cliente e o mercado”, opina Messias. Se mesmo assim o negócio não for para frente, admita que é hora de desistir. “É preciso enxergar a empresa como algo financeiro e não sentimental”, explica Gigliotti.

Texto extraído de Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário