quinta-feira, 24 de março de 2011

Como Melhorar a Comunicação

Para que ideias não se percam e a comunicação seja realmente eficiente, nossa dica é: comunique-se contando um história. Aqui vão algumas dicas:

1- Forme um contexto. Personagens, ambientes, emoções, opiniões pessoais suas e até ideias abstratas devem ser incluídos, cada detalhe é importante para contextualizar os ouvintes e fazer com que vejam o mesmo que você vê – no meu caso, contei sobre pontos legais e terríveis que mochileiros na Europa vivem quando visitam museus.

2- Instigue colaboração e reflexão. Sua história pode ser muito mais completa se você chamar os ouvintes pra dentro dela, perguntando suas opiniões e já as incluindo no contexto – isso faz com que todos já passem a refletir dentro da sua visão do problema, aumentando a percepção geral do contexto apresentado.

3- Não enrole. Por mais que você já tenha lido isso aqui centenas de vezes, dessa vez também é importante – pessoas param de prestar a atenção se você fala demais, “Galvão, a regra é clara”. Você não precisa gastar muito tempo pra contar algo interessante e de relevância, então não corra o risco de perder a atenção dos ouvintes e ser conhecido como o cara ‘chatão’ – se passar de 3 minutos, comece a se preocupar!

Vocês também tem experiências parecidas de contar uma história? Ou tem um meio legal de alinhar conhecimento dentro de uma equipe de desenvolvimento?

Abraços,

Luiz Piovesana (o contador de histórias)

Texto extraído de http://www.saiadolugar.com.br/2009/07/10/como-melhorar-a-comunicacao-dentro-da-equipe-de-projeto/

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