segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Segredos da Longevidade - das Marcas

Notícias procedentes dos Estados Unidos, mais especificamente de um grupo de cientistas da UNIVERSIDADE DE BOSTON, anunciam a descoberta dos traços genéticos – em número de 150 – que, em tese, predispõe uma pessoa a ultrapassar a barreira dos 100 anos. A pesquisa foi realizada com um grupo de 1.000 pessoas que superaram os 100 anos. Celebrando os resultados, NIR BARZILAI, diretor do Instituto para Pesquisa do Envelhecimento da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, comentou, “Isso mostra que 150 marcadores em milhões são tudo de que você precisa para fazer a distinção entre as pessoas que vivem mais de cem anos e as que não”.

Se estudo semelhante fosse feito em relação às MARCAS, seguramente as constatações não fugiriam das seguintes:

1 – CONCEPÇÃO DE QUALIDADE – Salvo as raras exceções daquelas que nascem de forma intuitiva e abençoadas, MARCAS potencialmente concebidas para ultrapassar 100, 200, 300 anos, recebem um nome da batismo – naming -  que considera e respeita todos os fundamentos facilitadores da percepção, reconhecimento, memorização. Dentre esses, e principalmente, a simplicidade – curto e empático -, com sonoridade, tradutor dos serviços a serem prestados, expresso de uma forma inusitada, instigante, mobilizadora.

2 – ANÚNCIO DE QUALIDADE – Mais que plantar a nova MARCA em todo e para todo o mundo, semeá-la exclusivamente e durante um bom tempo, nos canteiros dos disseminadores, formadores de opinião, gatekeepers. E, para tanto, nada melhor que utilizar desde a “maternidade”, da ferramenta OUTBREAK MARKETING.

3 – GESTÃO DE QUALIDADE – Confiar sua gestão, exclusivamente, a profissionais que se comprometam a respeitar as bases de sua concepção garantindo, permanentemente, o fortalecimento de seus valores, a consistência de seu DNA. Fugir, como o diabo foge da cruz, de profissionais arrogantes e vaidosos, cuja preocupação única é deixarem suas marcas –ainda que de péssima qualidade – ao invés de cuidarem da MARCA que lhes foi confiada.

4 – PRIMEIRAS E DEFINITIVAS IMPRESSÕES – Se bem-sucedida e caindo rapidamente no gosto e na simpatia de seus admiradores, de início, e seguidores, na sequência, a MARCA está definitivamente comprometida e associada com aquilo que disse ser capaz de abençoar e proteger, e as pessoas, mais que confiarem, acreditaram. Isso posto, no território onde alcançou honras e glórias, essa MARCA é praticamente imbatível. Mas, absolutamente inadequada para qualquer outra missão e tarefa.

5 – O PREÇO DA SOBREVIVÊNCIA É A PERMANENTE ATUALIZAÇÃO – não no que faz – esse compromisso é para sempre; mas, no como faz. Esse como faz, ESTILO E PERSONALIDADE – precisa ser sensivelmente atualizado, considerando e reconhecendo as mudanças e evoluções de seus fiéis seguidores – antigos e novos.

6 -  E atenção permanente aos 7 filtros que nós, consumidores modernos, depois de 40 anos de compras malfeitas e dinheiro jogado fora, devidamente diplomados, nos relacionando com nossos iguais nas redes sociais, abominando os críticos, odiando sermos interrompidos, exigimos das MARCAS candidatas aos 100, 200, 300 anos: DESIGN, NARRATIVA, LÚDICO, CONTEXTO, EMPATIA, AUTENTICIDADE, TRANSCENDÊNCIA.

Seguiu a receita, chega lá, não morre nunca.

Texto extraído de http://www.madiamundomarketing.com.br/2010/09/os-segredos-da-longevidade/

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