segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Entrevista com a Blogueira Adrine Cabral do Ative Blog

- Como profissional da comunicação, como você analisa a forma com que os profissionais da saúde comunicam seus trabalhos atualmente?
Infelizmente, ainda são poucos os que se valem da comunicação para divulgar o que fazem. Por achar que as pessoas não se interessam ou por ainda não estarem familiarizados com ferramentas como a internet, a grande maioria deles não divulga pesquisas ou mesmo informações que possuem. Perde a população e perdem eles. Mas acredito que aqueles que saírem da inércia, criarem páginas sobre seu trabalho ou sobre o que conhecem, pautarem a imprensa (dizendo sobre o que pode falar) e não se fechando (acredite, muitos ainda negam entrevistas) estarão mais visíveis para o mercado de trabalho.

- Qual você acha que é o papel da internet nessa comunicação?
Ela é um ótimo veiculo para passar informações, ser informado, se divulgar e até para ganhar dinheiro. Por que não? Quem não está na área da saúde, pode manter-se informado ao digitar ‘saúde’ no Google, por exemplo. Muito simples. Para quem quer estar visível e fazer um nome, basta usar desta facilidade. Mas assim: não é simplesmente abrir uma conta no Blogger. Para que os resultados sejam mais visíveis, o interessado deve se dedicar e pesquisar. As dicas que dou é investir em um layout bacana (estudantes de Designer e Publicidade podem cobrar barato por isso), publicar com periodicidade, fazer posts diretos e sem muitos arrodeios, acompanhar outros blogs para saber o que aprimorar no seu, pesquisar sobre técnicas de SEO (ajudam muito para deixar seu blog bem colocado no Google, Yahoo e outros sistemas de busca) e divulgar nas redes sociais.

- Como você acha que os profissionais da comunicação e da área da saúde podem se unir?
Um ajuda o outro. O profissional da comunicação não tem todas as informações que um médico, um personal trainner ou um nutricionista tem e nem estes têm as técnicas de informação de um comunicador. Então, que tal casar os dois? Um jornalista, por exemplo, pode consultar os profissionais da saúde ou sites especializados para atestar aquilo que escreve. Da mesma forma, o da saúde pode pedir ajuda a um comunicador para editar seus textos e, desta forma, passar suas informações de forma mais profissional e compreensível.

- Nos conte um pouco da sua trajetória até criar o Blog Ative.
Desde que meu colesterol bateu em 200, venho pesquisando sobre atividades físicas e alimentação. Praticando aqui, buscando mais informações dali e aplicando acolá, percebi que estava fascinada pela área e que seria muito bom compartilhar tudo isso em um blog. Conversei com @subacelar, que é expert em SEO, e ela me incentivou. Por fim, meu irmão (@fiercesantiago), que é estudante de Publicidade e Propaganda, desenvolveu o layout e surgiu o Ative. A proposta é provar e mostrar que, unidos, saúde e atividade física contribuem para uma melhor qualidade de vida e até para a beleza. Ah, hoje faço cooper e meu colesterol está em 151.

http://www.ativeblog.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário