Em um relatório divulgado pelo Sebrae-SP, o consultor Reinaldo Messias destacou sete dicas para fazer um bom planejamento. Confira:
1. Coloque suas ideias no papel
O compromisso formal do empreendedor com o negócio é fundamental para o sucesso. “É importante que ele defina o planejamento como um documento operacional, no qual descreve o que pretende e como vai chegar lá, com prazos para cumprir, assim como o investimento necessário para executar”, destaca Messias.
2. Dê um passo de cada vez
Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir algumas etapas. “O empreendedor deve avaliar a oportunidade que pretende aproveitar, com olhar financeiro do investimento, lucro e prazo de retorno. Também calcular os recursos, financeiros e humanos, necessários para pôr o plano em prática”, destaca.
3. Defina prazos
Não basta definir quais são as tarefas que devem ser executadas - é importante determinar prazos para cada uma delas no plano. “Estabeleça prioridades, defina procedimentos, faça uma coisa de cada vez. Falta de objetivos claros e reuniões desnecessárias são alguns dos mais famosos desperdiçadores de tempo”, aponta o consultor.
4. Faça um monitoramento constante dos planos
O planejamento não pode ser estático – ele não é feito para ficar guardado em um arquivo no computador. “Ele deve ser validado, de tempos em tempos, pelos resultados que vai oferecendo. Caso os cenários e as condições mudem, os planos devem acompanhar a mudança”, recomenda Messias.
5. Seja claro e objetivo
A linguagem de um planejamento deve ser clara o suficiente para que qualquer um entenda, mesmo que você não pretenda dividi-lo com ninguém. “Ainda que não tenha um sócio, discuta com outra pessoa, como um amigo ou consultor, suas ideias, antes de arriscar tudo somente pelo seu ponto de vista”, adverte o consultor.
6. Fique atento às ameaças
Um planejamento ruim pode colocara empresa em risco, especialmente em situações de crise. “Quando o momento econômico é de crescimento, um planejamento incorreto pode até mesmo ser encoberto por condições favoráveis. Entretanto, quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento incorreto pode colocar em risco recursos financeiros preciosos, e até mesmo levar ao fim das atividades da empresa”, alerta Messias.
Evite apostar tudo em uma única estratégia. “Tenha sempre na manga medidas para conter eventuais imprevistos, que podem comprometer o objetivo final. Uma dica é nunca consumir todo capital disponível (dinheiro, tempo e recurso) para apostar numa nova idéia”, conclui o especialista.
Texto extraído de http://exame.abril.com.br/pme/noticias/7-dicas-para-melhorar-o-planejamento-em-2011?page=1&slug_name=7-dicas-para-melhorar-o-planejamento-em-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário