São Paulo – Uma em cada quatro empresas brasileiras quebra antes de completar um ano, segundo levantamento do Sebrae. Driblar esta estatística é o desafio de todo empreendedor que decide abrir um negócio no país. Ana Fernandes está entre os 75% que conseguiram.
A empresária já era dona de uma lanchonete quando decidiu investir em um novo mercado: o de sorvetes. “Meus sócios não queriam entrar no negócio, mas eu estava totalmente envolvida”, conta. Ela se juntou a Rosana Lamothe, que trabalhava no mercado financeiro, e as duas criaram a Sorvete Brasil. “Juntamos experiências e isso ajudou a empresa”, diz Ana.
Com uma produção de 10 mil litros de sorvete por mês, elas faturaram, em 2010, 1,2 milhão de reais e empregam mais de 40 funcionários. “O segredo do nosso sucesso é atender o cliente de forma personalizada”, revela a empreendedora. A marca começa uma nova etapa agora com a expansão através de franquias.
Assim como no caso da Sorvete Brasil, a combinação de fatores como encontrar o sócio certo, diferenciar-se da concorrência e encontrar uma boa oportunidade de mercado é determinante para a sobrevivência de um negócio. Embora não exista fórmula secreta, algumas características são comuns aos empresários bem-sucedidos. Saiba quais são elas.
Organize-se
Todos os consultores e especialistas batem nesta tecla. “Planejar é fundamental”, insiste Reinaldo Messias, consultor do Sebrae/SP. Os empresários de sucesso estão quase sempre apoiados em planos e mais planos para que as coisas deem certo. “Tenha um plano de negócios para ser revisto com frequência. Você projeta o futuro e aprende com o passado”, diz o Batista Gigliotti, presidente da consultoria em desenvolvimento de negócios Fran Systems.
Ter as ideias organizadas faz parte desse movimento. O empreendedor precisa conhecer desde o quanto de dinheiro vai precisar para tocar o negócio até planejar estoque e o relacionamento com os clientes. Estratégia de mercado bem definida e recursos para interagir com seus parceiros podem garantir um bom começo.
Escolha bem os sócios
A empresária Ana Fernandes, da Sorvete Brasil, acredita que a escolha da sócia foi fundamental para a empresa crescer. A troca de ideias, opiniões e sugestões enriquece o dia a dia da companhia e ainda pode render bons negócios. “Muita gente tem restrições em ter sócios. Eu sempre digo que a melhor coisa a fazer é escolher alguém que tenha os mesmos valores e objetivos que você. Um precisa complementar o outro”, opina Gigliotti.
Faça mais com menos
Muita gente culpa a falta de dinheiro pelo fim de um negócio. O verdadeiro culpado é quem não sabe aproveitar os recursos que tem para produzir o máximo que pode. “Tenha uma produtividade adequada para fazer mais com o recurso que tiver”, ensina Messias. Os empreendedores de sucesso costumam começar uma empresa com pouco ou quase nenhum dinheiro.
Isso inclui saber a hora certa de aproveitar os lucros. “Usar o lucro para aumentar o patrimônio pessoal tira o oxigênio da empresa”, alerta o consultor do Sebrae/SP. A dica é reinvestir, sempre que possível, dentro do próprio empreendimento.
Assuma riscos
Nenhum negócio está imune a passar por turbulências. Na essência, o empreendedor é quem arrisca. “No início, a aversão ao risco acontece porque o empresário não tem dados concretos e tenta diminuir a possibilidade de surpresas”, diz Gigliotti.
Normalmente, as pessoas se acomodam quando a empresa passa o momento de sufoco e deixam de arriscar, o que inibe o crescimento. “Não deixe de empreender mesmo quando estiver ganhando. O risco também ajuda”, explica o consultor da Fran Systems.
Reconheça sua equipe
“O bom empreendedor não é o que manda, mas o que forma uma equipe”, define Messias. Estar disponível para ouvir parceiros, colaboradores e fornecedores é fundamental para melhorar a operação. Isso exige uma postura mais participativa. Estimular a equipe a participar também faz parte desta atitude. Eles devem estar focados em resultados, objetivos e metas possíveis de serem realizadas. “A equipe deve ter valor e não um preço”, diz Messias.
Tenha foco
Muitas vezes o negócio começa errado porque a pessoa abraça uma ideia da qual não gosta ou que o mercado não está pronto para receber. Para não ter que abandonar o barco, os especialistas sugerem ter um objetivo claro desde o início. “Tenha um propósito e descubra o que o seu negócio representa para você, o cliente e o mercado”, opina Messias. Se mesmo assim o negócio não for para frente, admita que é hora de desistir. “É preciso enxergar a empresa como algo financeiro e não sentimental”, explica Gigliotti.
Texto extraído de Exame
quinta-feira, 3 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Encontre seu Acelerador e Seu Freio
Muita gente perde muito tempo se lamentando e tentando melhorar no que é ruim. Os tímidos querem ser mais extrovertidos, os falantes querem ser mais organizados, os controladores querem que a equipe tenha mais iniciativa.
Nossa recomendação é que você se concentre mais no seu acelerador, é ele que vai te impulsionar e te levar mais longe. Concentre-se em aperfeiçoar o que você já tem de melhor! Certamente os resultados serão mais produtivos.
Claro, quanto mais rápido você estiver andando, procure conhecer seu freio também, para não se perder na sua jornada.
Se sentir que não dará conta de alguma oportunidade, pegue outro caminho, ou chame outra pessoa, não arrisque demais em curvas perigosas pra você.
Pode ser que veja que é uma excelente oportunidade e não pode perdê-la, então chame outra pessoa que te complemente para fazerem o projeto juntos.
Escrito por Equipe Rede do Bem Estar
Nossa recomendação é que você se concentre mais no seu acelerador, é ele que vai te impulsionar e te levar mais longe. Concentre-se em aperfeiçoar o que você já tem de melhor! Certamente os resultados serão mais produtivos.
Claro, quanto mais rápido você estiver andando, procure conhecer seu freio também, para não se perder na sua jornada.
Se sentir que não dará conta de alguma oportunidade, pegue outro caminho, ou chame outra pessoa, não arrisque demais em curvas perigosas pra você.
Pode ser que veja que é uma excelente oportunidade e não pode perdê-la, então chame outra pessoa que te complemente para fazerem o projeto juntos.
Escrito por Equipe Rede do Bem Estar
Novas Regras do Português
HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
Fonte: Folha Online
terça-feira, 1 de março de 2011
A Melhor Forma de Liderança é o Exemplo
Quantas vezes você já viu um chefe tentando fazer um colaborador ser simpático, bem disposto, atencioso, etc mas não conseguir sucesso nessa tarefa? Provavelmente esse chefe não era simpático, nem disposto, nem atencioso e nem etc.
Por outro lado, quantas vezes já viu as pessoas se sentirem inspiradas e desejarem ser como seus líderes?
Pois é, acreditamos profundamente que o segundo modelo é o mais eficaz. Comece a observar líderes e suas equipes e você verá como as atitudes refletem o comportamento do líder direto. Um líder muito controlador deixa a equipe menos criativa e com medo, um líder muito ausente deixa a equipe estacionada.
Por outro lado, quantas vezes já viu as pessoas se sentirem inspiradas e desejarem ser como seus líderes?
Pois é, acreditamos profundamente que o segundo modelo é o mais eficaz. Comece a observar líderes e suas equipes e você verá como as atitudes refletem o comportamento do líder direto. Um líder muito controlador deixa a equipe menos criativa e com medo, um líder muito ausente deixa a equipe estacionada.
Se você tem ou pretende ter um negócio próprio e quer que seus colaboradores sigam seu exemplo, comece agora a ser um exemplo para elas, você verá o resultado.
Escrito por Equipe Rede do Bem Estar
Reclamações São Oportunidades
Os consumidores dispõem, cada vez mais, de ferramentas para expressar sua satisfação ou descontentamento em relação às empresas. Entre as plataformas online que garantem ao internauta espaço para darem suas opiniões estão os sites Elogie Aki e Reclame Aqui. A maior parte dos comentários está associada ao bom ou mau atendimento e cabe às marcas saber aproveitar a oportunidade para melhorar seus serviços e ampliar o relacionamento com os consumidores.
Um exemplo de marca bem posicionada entre os consumidores é o Banco Santander, que está entre as três melhores colocações no Elogie Aki. A empresa foca seu trabalho no atendimento e aproveita os comentários para aperfeiçoar seus serviços. “Toda empresa tem problema, mas se não faço nada ele continua sendo só um problema. Quando tento resolver, se torna uma oportunidade”, diz Fernando Martins, Diretor de Marketing do Santander, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Outra marca bem posicionada no site de elogios é a Bombril, que acredita em seu carisma para fazer a diferença com o consumidor. Assim como grande parte das empresas, a companhia disponibiliza o famoso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que recebe todo tipo de comentário em relação à marca. Para saber sobre a eficácia do canal, a Bombril faz a análise dos resultados obtidos a partir dele. “Realizamos também um trabalho ativo, comunicando os consumidores em primeira mão sobre o lançamento de produtos”, diz Marcos Scaldelai, Diretor de Marketing da Bombril, em entrevista ao portal.
Atendimento é o diferencial
Normalmente, os elogios feitos no site ocorrem após um contato prévio diretamente com a empresa. De acordo com dados do próprio portal, 80% das manifestações decorrem de um problema, então surge a oportunidade para a marca investir no relacionamento. Normalmente, os consumidores que postam elogios querem reconhecer o trabalho da empresa que deu uma solução para o problema de forma satisfatória.
A maior dificuldade das empresas, entretanto, está em como se posicionar diante dos comentários, sejam positivos ou negativos. Todo elogio postado no Elogie Aki é repassado e algumas marcas não estão acostumadas com esse tipo de expressão do consumidor. “Algumas pedem que indiquemos o que estão fazendo certo, para manter a satisfação do cliente”, diz Ana Fontes (foto), Diretora do site Elogie Aki, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A essência para se destacar das demais é o atendimento prestado. Essa boa relação é valorizada pelo cliente, que usa esse fator para realizar novas compras de produtos da marca. As empresas que não investem nesse relacionamento costumam entrar para o ranking negativo no site Reclame Aqui. O posicionamento varia, mas 80% das marcas respondem à reclamação do consumidor.
Pós venda deixa a desejar
Uma minoria ignora, algumas acionam judicialmente o site para retirar o comentário, mas outras focam em melhorar a imagem da marca para o cliente a fim de mantê-lo. “As reclamações fazem parte das relações de consumo e os consumidores buscam o site como última instância, antes de procurar a justiça”, diz Diego Campos, Diretor de TI do site Reclame Aqui, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Entre os motivos mais comuns que geram a insatisfação do cliente estão a entrega do produto fora do prazo e problemas com compras por meio das lojas virtuais. Além disso, as empresas também contam com canais de atendimento mal estruturados, que deixam o consumidor esperando por muito tempo, intensificando o nível de descontentamento.
O ponto central do problema não é a reclamação em si, mas o atendimento prestado quando surge esse tipo de situação. O bom relacionamento com o cliente minimizaria o impacto, o que poderia até gerar um elogio. “O objetivo das empresas é aumentar o número de clientes e a sua estrutura precisa acompanhar essa demanda. O pós venda deixa a desejar”, explica o executivo do Reclame Aqui.
Campeã de reclamações
A Tim é citada nas primeiras posições do ranking de reclamações e investe em ações para diminuir o número de reclamações envolvendo seus serviços. Em comunicado enviado ao Mundo do Marketing, a marca afirma que “Administra (...) as reclamações postadas em portais especializados – dentre eles, o Reclame Aqui. Todos os casos são analisados e as observações dos clientes utilizadas no aprimoramento da qualidade dos serviços e do atendimento da empresa”.
Ainda de acordo com a marca, “Mais de 74% dos usuários que registraram suas avaliações afirmaram que voltariam a fazer negócio com a TIM (...). Além disso, a operadora apresentou o melhor indicador de tratamento das solicitações dos usuários dentre empresas de telefonia móvel, respondendo a cerca de 98% das demandas e com grau de satisfação em torno de 70%, (janeiro de 2010 a fevereiro de 2011).”
Texto extraído do site Mundo do Marketing
Um exemplo de marca bem posicionada entre os consumidores é o Banco Santander, que está entre as três melhores colocações no Elogie Aki. A empresa foca seu trabalho no atendimento e aproveita os comentários para aperfeiçoar seus serviços. “Toda empresa tem problema, mas se não faço nada ele continua sendo só um problema. Quando tento resolver, se torna uma oportunidade”, diz Fernando Martins, Diretor de Marketing do Santander, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Outra marca bem posicionada no site de elogios é a Bombril, que acredita em seu carisma para fazer a diferença com o consumidor. Assim como grande parte das empresas, a companhia disponibiliza o famoso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que recebe todo tipo de comentário em relação à marca. Para saber sobre a eficácia do canal, a Bombril faz a análise dos resultados obtidos a partir dele. “Realizamos também um trabalho ativo, comunicando os consumidores em primeira mão sobre o lançamento de produtos”, diz Marcos Scaldelai, Diretor de Marketing da Bombril, em entrevista ao portal.
Atendimento é o diferencial
Normalmente, os elogios feitos no site ocorrem após um contato prévio diretamente com a empresa. De acordo com dados do próprio portal, 80% das manifestações decorrem de um problema, então surge a oportunidade para a marca investir no relacionamento. Normalmente, os consumidores que postam elogios querem reconhecer o trabalho da empresa que deu uma solução para o problema de forma satisfatória.
A maior dificuldade das empresas, entretanto, está em como se posicionar diante dos comentários, sejam positivos ou negativos. Todo elogio postado no Elogie Aki é repassado e algumas marcas não estão acostumadas com esse tipo de expressão do consumidor. “Algumas pedem que indiquemos o que estão fazendo certo, para manter a satisfação do cliente”, diz Ana Fontes (foto), Diretora do site Elogie Aki, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A essência para se destacar das demais é o atendimento prestado. Essa boa relação é valorizada pelo cliente, que usa esse fator para realizar novas compras de produtos da marca. As empresas que não investem nesse relacionamento costumam entrar para o ranking negativo no site Reclame Aqui. O posicionamento varia, mas 80% das marcas respondem à reclamação do consumidor.
Pós venda deixa a desejar
Uma minoria ignora, algumas acionam judicialmente o site para retirar o comentário, mas outras focam em melhorar a imagem da marca para o cliente a fim de mantê-lo. “As reclamações fazem parte das relações de consumo e os consumidores buscam o site como última instância, antes de procurar a justiça”, diz Diego Campos, Diretor de TI do site Reclame Aqui, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Entre os motivos mais comuns que geram a insatisfação do cliente estão a entrega do produto fora do prazo e problemas com compras por meio das lojas virtuais. Além disso, as empresas também contam com canais de atendimento mal estruturados, que deixam o consumidor esperando por muito tempo, intensificando o nível de descontentamento.
O ponto central do problema não é a reclamação em si, mas o atendimento prestado quando surge esse tipo de situação. O bom relacionamento com o cliente minimizaria o impacto, o que poderia até gerar um elogio. “O objetivo das empresas é aumentar o número de clientes e a sua estrutura precisa acompanhar essa demanda. O pós venda deixa a desejar”, explica o executivo do Reclame Aqui.
Campeã de reclamações
A Tim é citada nas primeiras posições do ranking de reclamações e investe em ações para diminuir o número de reclamações envolvendo seus serviços. Em comunicado enviado ao Mundo do Marketing, a marca afirma que “Administra (...) as reclamações postadas em portais especializados – dentre eles, o Reclame Aqui. Todos os casos são analisados e as observações dos clientes utilizadas no aprimoramento da qualidade dos serviços e do atendimento da empresa”.
Ainda de acordo com a marca, “Mais de 74% dos usuários que registraram suas avaliações afirmaram que voltariam a fazer negócio com a TIM (...). Além disso, a operadora apresentou o melhor indicador de tratamento das solicitações dos usuários dentre empresas de telefonia móvel, respondendo a cerca de 98% das demandas e com grau de satisfação em torno de 70%, (janeiro de 2010 a fevereiro de 2011).”
Texto extraído do site Mundo do Marketing
Entrevista com Érika Gomes do Blog FISIAM
Como você enxerga a dificuldade ou a facilidade de encontrar bons empregos na sua área atualmente?
Vejo que o mercado de trabalho tem procurado por profissionais que se diferenciem, por mais que esta frase pareça repetitiva não há como fugir dos pré-requisitos ditados pelo mercado, cada vez mais temos que estar qualificados e dominarmos aquilo a qual nos propomos a fazer, acredito que mais importante que encontrar um bom emprego é saber reconhecer uma boa oportunidade e fazer disto a chance de sucesso profissional.
Você acha que nós profissionais da área da saúde somos tão valorizados quanto merecemos? Se sim, o que mais contribui para isso? Se não, o que precisa melhorar?
Ainda existem classes na área da saúde que não recebem a devida valorização, a fisioterapia está entre elas, vejo que isso tem mudado, porém ainda temos muito que lutar em relação a isso, a melhor forma é a informação, ela será a nossa arma contra o desconhecimento sobre nossa profissão.
Como você acredita que os blogs ajudam na formação e desenvolvimento de um profissional?
O acesso à internet nós dá a vantagem de acesso rápido a diversas fontes de informação, porém nem sempre essas informações estão corretas ou são realmente empregadas na prática diária, nos blogs voltados para Fisioterapia, por exemplo, tenho percebido que os autores têm buscado apresentar temas com embasamento teórico somado ao seu conhecimento prático sobre o assunto, enriquecendo e muitas vezes direcionando o leitor a melhor forma de empregar toda essa informação a qual tem acesso.
O que é mais importante em um blog para você?
Postagens que tragam temas atuais e pertinentes com a proposta do blog são indispensáveis, a criatividade e até um toque de humor contam muito em relação ao numero de seguidores e acessos diários.
Por que resolveu a começar a blogar?
Sentia dificuldade em saber sobre as informações relacionadas à Fisioterapia no meu Estado , então resolvi criar o Blog para reunir essas informações e falar sobre a Fisioterapia de uma forma geral , falo sobre oportunidades de trabalho , cursos , concursos e a temas relacionados a esta área.
Conte mais sobre seu blog.
A minha intenção em criar o blog foi a de reunir informações sobre o que acontece no Amazonas relacionado à Fisioterapia e áreas afins, tais como, cursos, concursos e oportunidades de emprego. A idéia é centralizar essas informações e facilitar o acesso às atividades e eventos que acontecem aqui. Além disso, uso o espaço para divulgar temas relevantes a nossa área de atuação e postar sobre temas de interesse geral. Além do meu próprio blog tenho me dedicado a seguir blogs interessantes
Entrevista com Erika Gomes do Blog FISIAM
Vejo que o mercado de trabalho tem procurado por profissionais que se diferenciem, por mais que esta frase pareça repetitiva não há como fugir dos pré-requisitos ditados pelo mercado, cada vez mais temos que estar qualificados e dominarmos aquilo a qual nos propomos a fazer, acredito que mais importante que encontrar um bom emprego é saber reconhecer uma boa oportunidade e fazer disto a chance de sucesso profissional.
Você acha que nós profissionais da área da saúde somos tão valorizados quanto merecemos? Se sim, o que mais contribui para isso? Se não, o que precisa melhorar?
Ainda existem classes na área da saúde que não recebem a devida valorização, a fisioterapia está entre elas, vejo que isso tem mudado, porém ainda temos muito que lutar em relação a isso, a melhor forma é a informação, ela será a nossa arma contra o desconhecimento sobre nossa profissão.
Como você acredita que os blogs ajudam na formação e desenvolvimento de um profissional?
O acesso à internet nós dá a vantagem de acesso rápido a diversas fontes de informação, porém nem sempre essas informações estão corretas ou são realmente empregadas na prática diária, nos blogs voltados para Fisioterapia, por exemplo, tenho percebido que os autores têm buscado apresentar temas com embasamento teórico somado ao seu conhecimento prático sobre o assunto, enriquecendo e muitas vezes direcionando o leitor a melhor forma de empregar toda essa informação a qual tem acesso.
O que é mais importante em um blog para você?
Postagens que tragam temas atuais e pertinentes com a proposta do blog são indispensáveis, a criatividade e até um toque de humor contam muito em relação ao numero de seguidores e acessos diários.
Por que resolveu a começar a blogar?
Sentia dificuldade em saber sobre as informações relacionadas à Fisioterapia no meu Estado , então resolvi criar o Blog para reunir essas informações e falar sobre a Fisioterapia de uma forma geral , falo sobre oportunidades de trabalho , cursos , concursos e a temas relacionados a esta área.
Conte mais sobre seu blog.
A minha intenção em criar o blog foi a de reunir informações sobre o que acontece no Amazonas relacionado à Fisioterapia e áreas afins, tais como, cursos, concursos e oportunidades de emprego. A idéia é centralizar essas informações e facilitar o acesso às atividades e eventos que acontecem aqui. Além disso, uso o espaço para divulgar temas relevantes a nossa área de atuação e postar sobre temas de interesse geral. Além do meu próprio blog tenho me dedicado a seguir blogs interessantes
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